IPVA 2018: Consultar IPVA, DETRAN, Tabela e Valor

O IPVA 2018 está com a tabela atualizada em vários estados: SP, RJ, MG, RS, PE, BA e muitos outros. Veja aqui o IPVA 2018 do seu estado agora em nosso guia completo que mostra o endereço do DETRAN, tabela e valores atualizados para o posterior pagamento.

IPVA 2018

IPVA 2018

É importante que você saiba que os valores referentes ao IPVA 2018 variam de estado para outro e por isso você deverá conhecer mais sobre as regras e logo em seguida procurar o seu respectivo estado na nossa listagem disponível neste artigo, acompanhe!

Pagamento IPVA 2018

Se você é proprietário de algum veículo automotor, com certeza já ouviu falar sobre o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, popularmente conhecido pela sua sigla IPVA.

Esse tributo, assim como muitos outros ligados a carros, motos ou caminhões são cobrados todos os anos de forma obrigatória a todos os proprietários e caso o cidadão opte por não regularizá-lo, poderá sofrer sérios problemas no futuro.


O Departamento Estadual de Trânsito -Detran é o órgão responsável por fiscalizar e em certos casos penalizar motoristas e proprietários inadimplentes. Sendo assim, se você fizer parte desse grupo, poderá sofrer algumas consequências como:

  • Pagamento de multas altíssimas;
  • Apreensão do automóvel;
  • Perda da sua Carteira Nacional de Habilitação – CNH;
  • A proibição temporária da circulação do veículo por todas as vias do país.

Existem ainda os veículos isentos do IPVA 2018, porém a média desse veículo precisa ser de 10 a 20 anos (no estado de São Paulo, por exemplo, veículos com mais de 20 anos de fabricação são isentos de qualquer imposto, inclusive o IPVA) e também o caso dos veículos de transporte público de passageiros na modalidade escolar.

Lembre-se: Estar dentro das leis de trânsito é de suma importância. Além disso, todo o valor arrecadado será dado 50% para o governo federal e 50% para o município da qual o automóvel é cadastrado e mais tarde será revertido em obras de infraestrutura para a população. 


Valor IPVA 2018

Como já foi dito anteriormente, a taxa de regularização do tributo pode variar. Geralmente os valores tendem a ser de 1 a 6% do valor total do veículo, porém isso irá depender das regras do seu estado. 

Todo estado apresenta uma alíquota (percentual com que um tributo incide sobre o valor de algo) diferente, confira um exemplo e o tome como base:

➜ Cálculo

  • Valor venal do veículo: R$ 20.050,00
  • Alíquota: 4%
  • Cálculo: 20.050 x 0,04 (R$ 802 é o valor que será cobrado no IPVA)

Desconto IPVA 2018

No presente momento de crise financeira em que o país anda passando, é necessário que o contribuinte procure sempre formas de economizar ao máximo para quitar todos os seus débitos.

A respeito do pagamento do IPVA 2018, existe uma certa quantidade a ser descontada, confira como:

  • Realizando o pagamento à vista até o vencimento estabelecido pela cota única, o contribuinte terá direito à 5 ou 10% de desconto (a depender do estado);
  • Realizando o pagamento à vista até o vencimento da primeira parcela terá direito de 3 à 5% de desconto em cima do valor total do tributo.

Lembrando que você poderá obter todas essas informações através da sua tabela IPVA 2018, onde todos os estado anualmente disponibilizam uma espécie de calendário contendo datas de pagamentos de acordo com o final de cada placa de veículo.

Observe a imagem a seguir da tabela do ano anterior do Distrito Federal e a use como uma base:

Assim que disponibilizada as tabelas referentes ao IPVA 2018, adicionaremos ao artigo.

 


Consultar IPVA 2018 – Por Estado

Hoje em dia com o auxílio da internet no nosso cotidiano, ficou muito mais fácil resolver uma série de pendências e com o o IPVA 2018 não poderia ser diferente. Clique e confira a seguir como realizar a consulta do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores de todos os estados: 

Após clicar no site referente ao seu estado, busque também o Detran ou Sefaz responsável pela a sua arrecadação. A consulta é realizada de forma rápida e simples e o mais importante de tudo: É gratuito!

Depois de ter consultado e imprimido sua guia de pagamento referente ao Imposto 2018, o usuário deverá realizar o pagamento. Com o boleto em mãos, confira quais são as agências bancárias credenciadas para receber esse tipo de pagamento:

  • Banco do Brasil;
  • Banco Santander;
  • Bradesco;
  • Caixa Econômica Federal ou Casas lotéricas;
  • Itaú.

Viu como é simples? Fique de olho no Detran do seu estado e assim que divulgada a tabela do IPVA 2018, comece a se organizar financeiramente para se manter regularizado!

Caso tenha alguma dúvida, deixe o seu comentário a baixo e em seguira iremos fazer o possível para solucioná-la.

Avalie nosso Conteúdo ⬇
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (65 votes, average: 4,92 out of 5)
Loading...

2 Comentários

  1. SUELI F SANTOS
  2. Mercedes Da Silva Martins Dos Santos

Alguma Dúvida? Publique um Comentário: