IPVA no Caso de Carro Roubado. Veja se Você tem Direito a Restituição!

Como sabemos o IPVA é um imposto obrigatório para quem possui um veículo automotor, porém o que muitos não sabem é que o IPVA no caso de carro roubado possui direito a restituição. Hoje vamos te explicar melhor como funciona esse processo, dessa forma você saberá como recorrer caso tenha que recorrer ao direito de restituição do IPVA no caso de carro roubado.

IPVA no Caso de Carro Roubado

IPVA no Caso de Carro Roubado

Ter o carro roubado acaba trazendo inúmeros transtornos para o proprietário, por isso é importante conhecer todos os procedimentos que envolvem essa situação, inclusive o IPVA no caso de carro roubado ao qual você possui direito a restituição.

IPVA no Caso de Carro Roubado

O direito a restituição do IPVA no caso de carro roubado já existe em alguns estados do país, e é uma importante ação para quem enfrenta essa situação tão comum que é o roubo de veículos no Brasil.

Para que você entenda como esse processo funciona usaremos o estado de São Paulo como exemplo, lembrando que o procedimento é bem parecido em todos os estados que oferecem a restituição

roubo-de-carro

IPVA no Caso de Carro Roubado, Como Proceder?

Se você teve seu veículo furtado o primeiro passo para iniciar o processo de restituição do IPVA no caso de carro roubado e realizar o B.O.

Tendo o seu B.O em mãos já podemos iniciar a consulta para verificar se o valor do seu IPVA está disponível para restituição.

boletim-de-ocorrencia-logo

IPVA no Caso de Carro Roubado, Como Consultar?

Como dito anteriormente usaremos o estado de São Paulo como exemplo, porém no site do Detran do seu estado também é possível realizar a consulta.

Inicialmente acesse o site do Detran neste endereço e preencha os campos solicitados:

  • Renavam;
  • Número do B.O.

Após preencher corretamente os dados clique em “Consultar“.

boletim-de-ocorrencia-logo

Se o valor de sua restituição do IPVA já estiver liberado será possível visualiza-lo nessa consulta.

IPVA no Caso de Carro Roubado, Qual o valor?

Existem algumas regras sobre o valor do IPVA que será restituído, para que você entenda melhor vamos te explicar a seguir.

A restituição do valor do seu IPVA é calculada em razão de 1/12, ou seja, dividi-se o valor do seu imposto por 12 e a restituição é feita pelos meses em que você ficou sem seu veículo.

Exemplo: Se o seu veículo foi roubado no mês de Junho a sua restituição será referente aos meses de Julho a Dezembro.

devolucao-ipva-copia1

Caso o seu carro seja recuperado o pagamento do IPVA precisará ser realizado apenas dos meses que você obteve novamente o veículo, veja um exemplo mais claro:

  • Se o veículo foi roubado no mês de junho e recuperado em outubro o proprietário pagará o IPVA referente apenas aos meses de Novembro e Dezembro.

ipva-restituicao2

Em quais Casos não tenho Direito a Restituição do IPVA no Caso de Carro Roubado?

Veja a seguir quando a restituição do IPVA não acontece:

  • Se o roubo do veículo ocorreu em 2007 ou anos anteriores,
  • O roubo aconteceu fora do território paulista (Para moradores de SP),
  • Não foi realizado o Boletim de Ocorrência,
  • Veículos com problemas cadastrais.

carro-roubado-3

Se após todo processo você tenha realmente direito a restituição do imposto basta se dirigir a uma agência do Banco do Brasil S/A para sacar o valor.

Vale lembrar que o valor é liberado em parcela única e fica disponível por um prazo de 2 anos a partir da data da liberação.

Avalie nosso Conteúdo ⬇
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Alguma Dúvida? Publique um Comentário: