Multa por Celular Enquanto Dirige: Valor e infração por digitar

A aplicação de multa por celular enquanto dirige tem se tornado mais frequente, e como forma de conscientização novos reajustes foram realizados no valor dessas multas. No dia 1° de novembro de 2017, esses novos valores entraram em vigor, e para que você entenda mais sobre o assunto preparamos este post sobre a multa por celular enquanto dirige.

Multa por Celular Enquanto Dirige

Multa por Celular Enquanto Dirige

A multa por celular enquanto dirige já está em vigor a algum tempo, porém o número de motorista que comentem essa imprudência tem aumentado, entenda mais sobre sobre essa infração e o valor da multa logo a seguir.

Multa por Celular Enquanto Dirige

É possível ver com frequência motoristas utilizando seus celulares enquanto dirigem ou enquanto estão parados nos semáforos, porém além de oferecer risco a sua vida esses motoristas oferecem riscos a outras pessoas no trânsito.

celular-e-direcao-jpg

A partir do dia 1º de Novembro de 2016 uma nova medida entrou em vigor, e desde então a multa por celular enquanto dirige passou a ter um valor mais alto.

Reajuste da Multa por Celular Enquanto Dirige

Várias infrações de trânsito receberam reajustes em seus valores, chegando a receber um aumento de até 66% em alguns casos, porém para aqueles que utilizam o aparelho celular no trânsito o peso da multa é um pouco maior, pois para esse caso o reajuste foi de 125%.

celular-e-sms

A partir de agora falar ao celular, segurar o aparelho ou manusear digitando algo no celular enquanto dirige é considerado uma infração gravíssima de trânsito.

Novos Valores de Multa por Celular Enquanto Dirige

Com o reajuste citado que chegou a 125% o valor da multa por utilizar o celular enquanto dirige que era de R$130,16 passa a ser de R$293,47, indo de uma infração média para uma gravíssima, além da perca de sete pontos na carteira de habilitação.

É importante lembrar que antes a multa era aplicada aos motoristas que estavam em ligação enquanto dirigiam, e a  partir de agora basta estar manuseando ou digitando para que a multa seja válida.

01gr7zjr8e2yrwttatrv1v998

Todos esses reajustes foram realizados baseados em alterações no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) firmado na lei federal n.° 13.281 sancionada no dia 4 de maio de 2016.

Para evitar o recebimento destas multas de trânsito lembre-se que mesmo estando com o carro parado no trânsito ou no semáforo o motorista pode receber a multa, o certo é estacionar o seu veículo em um local permitido para usar o celular em segurança.

d33a30a407e3c1c1d88eadd4f2d67c15-banners-multa-1

A nível de informações recolhemos informações sobre o número de multas aplicadas por este motivo e trouxemos para você, veja:

  • Em 2015 somente em São Paulo as multas pelo uso do aparelho celular no trânsito cresceram 22% no período de janeiro a novembro, comparando com o ano de 2014 o número de multas foi de 430 mil infrações contra 383 mil.
Avalie nosso Conteúdo ⬇
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Um comentário

Alguma Dúvida? Publique um Comentário: